Seg-Sex 7h às 17h (19) 3466-1816
Orçamento

Tudo que você precisa saber sobre injetoras.

Confira: Tudo que você precisa saber sobre injetoras.

Imagem de Qualipack

Como o plástico é transformado em estojo a partir das injetoras? O que são elas e para que servem? Confira no texto abaixo essa e outras informações sobre a nossa principal máquina de trabalho.

Como dito anteriormente, o plástico é a matéria prima utilizada no processo de produção da Qualipack e é a partir dele que os estojos tomam forma atendendo todos os tipos de óculos e relógios. Mas para isso acontecer, é obrigatório que ele passe antes por uma injetora. Na execução, o plástico é aquecido em um canhão de injeção e injetado em um molde, que na sequência é resfriado e aberto para a extração da peça.

Os tamanhos e modelos das injetoras são diversos e para escolher é necessário avaliar qual atividade será feita a partir do molde para que então, a decisão seja tomada.

É possível destacar como principais características e qualidade da máquina a velocidade e a alta produtividade.

COMO FUNCIONA UMA INJETORA?

Todo o funcionamento da injetora pode acontece através de um sistema hidráulico, ou servo motor, que controla a temperatura e mantém a força das tarefas. Em paralelo, a ação é assistida por um sistema de controle que analisa e mantém a qualidade do procedimento. A formação da injetora é dividida em: funil, cilindro, rosca, bico de injeção e molde.

O funil é o início de todo o processo. Os polímeros são inseridos nele e direcionados para a zona de alimentação da rosca, que fica localizada dentro do cilindro.

No cilindro, todo o plástico é fundido através do atrito com a rosca e das resistências elétricas. É o processo mais delicado do maquinário e necessita cuidado, pois se o material passar do tempo dentro do cilindro, ele pode se degradar por conta da pressão e do calor.

Já a rosca serve para mover, apertar, derreter, homogeneizar e dosar o material utilizado.

O bico de injeção é a parte do processo que conecta o cilindro à bucha do molde.

No molde, parte feita em aço e com placas móveis ou estáticas, o material passa pela definição do formato da peça final. Ele é acabado e ejetado para fora do molde através de pinos ejetores (conhecidos como sacadores). Em paralelo, o resfriamento é feito no molde por água tratada.

QUALIDADE DA MATÉRIA PRIMA X PERFORMANCE DA INJETORA

Apesar de sempre levar em consideração qual o modelo ideal para suprir a necessidade de produção da sua indústria, também é necessário se atentar à qualidade da matéria-prima que será utilizada dentro do equipamento.

Problemas no produto final como umidade, material contaminado, impurezas, marcas de injeção, rebarbas, pode ser evitado, com um molde usinado da maneira correta.

Um fator decisivo para manter o desempenho a longo prazo é a qualidade da matéria-prima injetada no molde, pois polímeros de procedências duvidosas ou sem qualidade podem causar danos a todo o maquinário.

Na Qualipack, toda matéria-prima utilizada é o polímero virgem e oferece um acabamento de qualidade para que nossos estojos cheguem da melhor forma para o seu negócio. O nosso processo produtivo é assistido com responsabilidade para que os mínimos detalhes estejam de acordo com o padrão de produto que entregamos para o mercado.